O que são Competências Emocionais?

As competências emocionais descrevem a capacidade que uma pessoa tem de expressar as suas próprias emoções com total liberdade. Este tipo de competências derivam da inteligência emocional  - capacidade de identificar emoções. As competências aprendem-se e determinam a capacidade que um indivíduo tem para se relacionar positivamente com outras pessoas.

As competências emocionais baseiam-se na consciência que temos de nós mesmos, ou seja, tem a ver com o reconhecimento das nossas emoções individuais, da forma como elas afetam os outros (positiva ou negativamente) e da capacidade ou incapacidade de manter o controlo adaptando-nos a determinadas situações. 

Importa compreender que antes de avaliarmos as emoções alheias, precisamos de entender as nossas primeiro.

Pesquisado em: https://amenteemaravilhosa.com.br/competencia-emocional/


Competências Emocionais inseridas na Licenciatura de Educação e Formação

Objetivos/Competências:

  1. Conhecer diferentes conceções, teorias, tipologias sobre emoções, inteligência emocional e competências emocionais;
  2. Analisar processos e resultados de investigação sobre emoções e competências emocionais, nomeadamente em contextos educativos;
  3. Desenvolver competências emocionais, de forma contextualizada, tais como: consciência do seu próprio estado emocional; consciência das suas dificuldades emocionais; discernir as emoções dos outros; saber usar o vocabulário das emoções; autorregular suas emoções; compreender que as necessidades emocionais internas não correspondem a uma expressão externa; envolvimento empático; consciência da estrutura das relações; autoeficácia emocional;
  4. Desenvolver um clima emocional na turma, favorável à cooperação, coesão e reflexividade individual e coletiva;
  5. Compreender como a dimensão emocional pode ser integrada e articulada com outras, constituindo um núcleo de desenvolvimento intrapessoal, interpessoal e profissional, nomeadamente em contextos de educação e formação;
  6. Refletir criticamente sobre questões emergentes associadas às situações, práticas e experiências que favorecem uma educação emocional, nomeadamente de ordem ética e cultural;
  7. Perspetivar programas, projetos, processos educativos que visam uma educação emocional, de forma integrada.

Conteúdos Programáticos:

  • Emoções: conceitos, componentes, perspetivas, teorias e modelos;
  • Emoções em educação - modelos e estudos;
  • Inteligência emocional e competências emocionais: conceitos e tipologias;
  • Programas e projetos de desenvolvimento de competências sociais e emocionais;
  • Temas de desenvolvimento associados a emoções e competências emocionais, tais como: ética e emoções morais; criatividade e emoções; práticas culturais e emoções; emoções na experiência quotidiana.
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