O que são Competências Emocionais?
As competências emocionais descrevem a capacidade que uma pessoa tem de expressar as suas próprias emoções com total liberdade. Este tipo de competências derivam da inteligência emocional - capacidade de identificar emoções. As competências aprendem-se e determinam a capacidade que um indivíduo tem para se relacionar positivamente com outras pessoas.
As competências emocionais baseiam-se na consciência que temos de nós mesmos, ou seja, tem a ver com o reconhecimento das nossas emoções individuais, da forma como elas afetam os outros (positiva ou negativamente) e da capacidade ou incapacidade de manter o controlo adaptando-nos a determinadas situações.
Importa compreender que antes de avaliarmos as emoções alheias, precisamos de entender as nossas primeiro.
Pesquisado em: https://amenteemaravilhosa.com.br/competencia-emocional/
Competências Emocionais inseridas na Licenciatura de Educação e Formação
Objetivos/Competências:
- Conhecer diferentes conceções, teorias, tipologias sobre emoções, inteligência emocional e competências emocionais;
- Analisar processos e resultados de investigação sobre emoções e competências emocionais, nomeadamente em contextos educativos;
- Desenvolver competências emocionais, de forma contextualizada, tais como: consciência do seu próprio estado emocional; consciência das suas dificuldades emocionais; discernir as emoções dos outros; saber usar o vocabulário das emoções; autorregular suas emoções; compreender que as necessidades emocionais internas não correspondem a uma expressão externa; envolvimento empático; consciência da estrutura das relações; autoeficácia emocional;
- Desenvolver um clima emocional na turma, favorável à cooperação, coesão e reflexividade individual e coletiva;
- Compreender como a dimensão emocional pode ser integrada e articulada com outras, constituindo um núcleo de desenvolvimento intrapessoal, interpessoal e profissional, nomeadamente em contextos de educação e formação;
- Refletir criticamente sobre questões emergentes associadas às situações, práticas e experiências que favorecem uma educação emocional, nomeadamente de ordem ética e cultural;
- Perspetivar programas, projetos, processos educativos que visam uma educação emocional, de forma integrada.
Conteúdos Programáticos:
- Emoções: conceitos, componentes, perspetivas, teorias e modelos;
- Emoções em educação - modelos e estudos;
- Inteligência emocional e competências emocionais: conceitos e tipologias;
- Programas e projetos de desenvolvimento de competências sociais e emocionais;
- Temas de desenvolvimento associados a emoções e competências emocionais, tais como: ética e emoções morais; criatividade e emoções; práticas culturais e emoções; emoções na experiência quotidiana.
